
O primeiro lugar onde se jogou futebol em Portugal foi no Largo da Achada, na freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, no ano de 1875. O desporto foi iniciado por Henry Hinton, jovem britânico que estudava em Londres, mas que residia na Ilha da Madeira, o pai tinha uma quinta naquela freguesia, onde costumavam passar os verões.
O jogo foi disputado com uma bola vinda de Inglaterra e depois de explicadas as regras.
Testemunhos falados confirmam a rápida e crescente popularidade do desporto que em breve se alastrou a toda a freguesia e brevemente ao resto da ilha.
Um pequeno monumento foi erguido para comemorar este feito no Largo da Achada.
Em Portugal Continental a primeira pessoa responsável pela sua introdução terá sido Guilherme Pinto Basto (de acordo com os seus irmãos Eduardo e Frederico terá trazido a primeira bola de Inglaterra). Foi ele que teve a iniciativa de organizar uma exposição do novo jogo que teve lugar em setembro de 1888, na Quinta do Bom Jardim, Belas, e foi também ele que organizou o segundo jogo em janeiro do ano seguinte.
A partida teve lugar onde é hoje a Praça de Touros do Campo Pequeno opondo a equipa de Portugal à da Inglaterra. A portuguesa venceu o jogo 2-1. Consequentemente, o futebol começou atrair a atenção da alta sociedade.
Mais tarde começou a ser praticado em academias e levou à fundação de clubes em todo o país.
Até o final do século, associações como o Club Lisbonense, o Grupo Sportivo de Carcavelos, o Braço de Prata, o Real Ginásio Clube Português, o Estrela Futebol Clube, o Académico Futebol, o Campo de Ourique, o Porto Cricket e o Sport Clube Vianense foram fundadas para praticar este desporto ou secções criadas para competir.
A primeira partida, entre Lisboa e Porto, realizou-se em 1894 e foi assistida pelo rei D. Carlos.
O Clube Internacional de Foot-Ball (fundado em 1902) foi a primeira equipa portuguesa a jogar no estrangeiro derrotando, em 1907, o Madrid Football Club na capital espanhola.

1910
O Benfica conquista, pela primeira vez, o Campeonato Distrital de Lisboa.

Monteiro da Costa eleito presidente do FC Porto, os dragões derrotaram o Real de Vigo por 2-1.
O Sporting teve outra época atribulada, com uma evidente regressão da sua equipa de Futebol que apenas teve 2 vitórias e 2 empates, voltou a abandonar a prova, ao não aparecer na derradeira jornada.
Mais uma vez, a desistência fui um protesto devido à actuação da Liga de Futebol, na sequência de factos controversos durante um jogo com o Benfica, neste caso a suspensão do guarda-redes Augusto de Freitas por causa de uma suposta agressão a dois adversários, no tal jogo onde pela primeira vez em Portugal os espectadores tiveram que pagar o seu bilhete .

O campeonato começou em 13 de Novembro de 1910, com sete clubes inscritos.
O CIF sagrou-se campeão na primeiras categorias; e classificou nos lugares de honra seguintes, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.

Outros eventos no mesmo ano :
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Categoria:Funda%C3%A7%C3%B5es_em_Portugal_em_1910
https://www.sportingcanal.com/?p=6504
Deixe um comentário