A Guerra e o futebol

Ep.2 – Guerra dos Balcãs pt. 1

Confronto entre adeptos do Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha,nos anos 90, conhecida por Batalha de Maksimir, expôs uma rivalidade étnica na Jugoslávia antes da guerra dos Balcãs, e eu e o meu tio estivemos a falar sobre este assunto, então pus me a investigar na internet na maioria em sites brasileiros, etc.

Neste segundo episódio, irei falar do que aconteceu antes da Guerra dos Balcãs, ou seja nesta primeira parte…

Boban deu um pontapé num polícia no jogo entre Dínamo Zagreb e Estrela Vermelha nos 90’s

Boban foi defender um adepto, os outros jogadores também fizeram o mesmo.

Os policias bateram em Boban e no restante plantel . Segundo o relato de Bauer, que esteve no tal dia fatídico no mundo do futebol e que no ano seguinte deixaria a seleção joguslava fora do Euro 92, a seleção dinamarquesa foi repescada. Para mim, na época, Boban virou um herói. O jogador na altura uniu os croatas – disse Bauer.

Depois de cerca de 70 minutos de batalha campal , os polícias conseguiram afastar os os adeptos locais
O resultado, foi desastroso: mais de 100 adeptos presos, 117 polícias feridos, assim como 39 torcedores do Estrela Vermelha e 37 do Dinamo, de acordo com os jornais da época. O pior, viria depois: a sensação de que o fim do país era inevitável.

-Para todos osadeptos, aquele jogo ditou o fim da Jugoslávia. Antes do jogo, os habitantes já estavam a supor que poderia haver guerra, porque na altura presidente Slobodan Milosevic já estava a movimentar o nacionalismo sérvio. A Jugoslávia já estava desmoronar.

Depois houve mesmo a guerra dos Balcãs onde morreu muita gente, as tropas de Milosevic não deram hipótese aos habitantes… bem iremos ficar por aqui, continuaremos no próximo episódio.

By

·

Deixe um comentário