A guerra e o futebol

Ep.1 – Guerra do Futebol

Entre 1939 e 1945, o futebol foi suspenso por causa da II Guerra Mundial,onde morreu muita gente e também um jogo de futebol contra a equipa do regime nazi,etc. Mas hoje iremos falar sobre a guerra do futebol da américa latina, ou seja guerra entre El Salvador e Honduras, em 1969.
Foram 4 dias do mês de Julho ( 14 a 18 em Julho do ano corrente) no  final dos anos 60, os 2 países na altura já tinham uma relação política instável, a rivalidade entre ambos era grande  em junho  do mesmo anos, depois de uma série de três jogo  de futebol entre as seleções , que disputavam um lugar para a fase final para o Campeonato do Mundo de 1970. Durante os confrontos (em especial o jogo seguinte, que foi jogado em San Salvador), jogadores, adeptoss e imigrantes dos dois países foram expulsos, seguidoss e brutalmente assassinados os  países a cortaram  relações diplomáticas no último dia do mês.
Os combates armados entre as forças militares nacionais iniciaram na manhã de 14 de julho (depois de um ataque aéreo praticado pelos soldados salvadorenhso ao Aeroporto de Toncontín, em Tegucigalpa), não houve vencedores apenas quatro dias depois, na noite do dia 18 de julho. A guerra foi interrompida devido à intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA), que teve de negociar  o cessar-fogo. Depois de  mais de uma década se passou até que um tratado de paz definitivo fosse assinado.

Foram 2 100 as baixas dessa guerra, na sua maioria civis.
As forças armadas envolvidas na guerra foram: por El Salvador 20 000 homens do exército e 1 000 da força aérea, enquanto pelo lado hondurenho havia 12 000 homens do exército e 1 200 da força aérea.

By

·

Deixe um comentário